Eventos

Ciclo de Debates sobre a Educação 
Tema: Ciência, Tecnologia e Diversidade



Participem do I Ciclo de Debates sobre a Educação com o tema: Ciência, Tecnologia e Diversidade que será realizado entre os dias 19/01/2016 a 02/02/2016 no Auditório do Instituto de Ciências Biológicas (ICB4) da UFG. 
Os temas escolhidos para as mesas dos debates foram resultados das interrogações que os acadêmicos em licenciatura do Instituto levantaram no Estágio Supervisionado II.
(Todas as palestras contam com certificados de horas extracurriculares)

                                    CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
Data: 19/01 das 19 às 22h
Tema da mesa: Inclusão e Acessibilidade
Palestrantes: Dr. Jean Tiago Baptista – UFG, Dra. Vanessa Helena Santana Dalla Déa - UFG
-
Data: 21/01 das 19 às 22h
Tema da mesa: O Papel Político do Professor e a Ética Profissional do Docente
Palestrantes: Dra. Maria Augusta Peixoto Mundim – UFG, Profª. Walquiria Hiller – Rede Municipal, Esp. Eduardo Junio Ferreira Santos – IFG
-
Data: 25/01 das 19 às 22h
Tema da mesa: Relatos sobre uma Aula Prática: Tentativas de Promover Práticas na Escola
Palestrantes: Dra. Andréia Inês Goldschmidt – UFG, Dr. Marlon Hebert Flora Barbosa Soares - UFG
-
Data: 26/01 das 19 às 22h
Tema da mesa: Modelos e Propostas Formativas para o Ensino de Ciências e Biologia na Educação básica
Palestrantes: Ms. Paulo Henrique oliveira Canabarro – UFG, Dra. Monica Lopes da Fonseca – UFG
-
Data: 28/ 01 das 19 às 22h
Tema da mesa: A Inserção de Mídias e da EAD nos cursos de Graduação
Palestrantes: Dra. Renata Luiza da Costa – IFG, Dra. Nyuara Araújo da Silva Mesquita – UFG, Dr. Gilson Oliveira Barreto – UFG
-
Data: 01/02 das 19 às 22h
Tema da mesa: Desafios na EJA
Palestrantes: Profª. Adelvair Helena dos Santo Silva – Rede Municipal, Ms. Fabíola Correia de Souza Araújo Moreira – SEDUCE/PPGECM-UFG, Ms. Antônio Gonçalves Rocha Jr. – Rede Municipal
-
Data: 02/02 das 19 às 22h
Tema da mesa: Temas Controversos no Ensino de Ciências e Biologia ( Evolução e Sexualidade)
Palestrantes: Dra. Sandra Maria Brunini de Souza – UFG, Ms. Susana Ferreira de Moura – PPGECM-UFG


LINK PARA O EVENTO: https://www.facebook.com/events/1527840164179868/

 

 

SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PUC GOIÁS

A Semana de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás tem início no próximo dia 16 e conta com uma programação completa com fóruns, jornadas, mostras, feiras, palestras, seminários, simpósios e minicursos. A abertura, este ano, será unificada com a Semana de Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás, e ocorre no dia 16 de outubro, às 9 horas, no auditório da Área 4. Na ocasião o cientista e pesquisador da Unicamp, Prof. Dr. Ademar Ribeiro Romeiro, ministrará a palestra Sustentabilidade, Economia Verde e Erradicação da Pobreza.
Durante a Semana de Ciência e Tecnologia será realizado ainda uma edição especial do já tradicional TEDxPUCGoiás, um evento que fala sobre tecnologia, educação, design, cultura, ciência, tecnologia, meio ambiente, entre outros temas constantemente discutidos em todo mundo.  Com três edições já concluídas com sucesso este ano, a PUC Goiás realiza entre os dias 17 e 19 de outubro o TEDxPUCGoiás Salon, no espaço da Área 1.

Estarei apresentando minha pesquisa de doutorado financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás no dia 18/10, intitulada "Processos comunicacionais do trabalho pedagógico inerentes à docência online".

Acessem aqui, o CADERNO DE PROGRAMAÇÃO. 

 

 

  QUASE CHEGANDO LÁ...

 

Ainda em 2012...Um convite que vale a pena!!! Café de Ideias no Centro Cultural Oscar Niemeyer

Programação 2012 – segundo semestre:  sempre às 19h30. entrada franca 
Café de Ideias do CCON – Centro Cultural Oscar Niemeyer
12.09 (quarta-feira) - Renato Janine – prof. filosofia USP
 – Conferência: “Vida Contemporânea: o meu mundo caiu”
Resumo: Para muitos, devido as recentes crises mundiais, o mundo caiu. Foram-se empregos, dinheiro, sonhos de prosperidade. Quais as consequências psicológicas das crises generalizadas? Como reagir a elas, como rever os sonhos e projetos? Há muita discussão sobre saídas práticas da crise econômica mundial, mas sua dimensão pessoal, seu alcance humano: como ficam?

27.09 – (quinta-feira) José Miguel Wisnik – músico, poeta e prof. literatura da USP.
– Conferência: “Eu que aprenda a levitar, poesias e canções”
Resumo: As perdas e as separações são compreendidas pelo ponto de vista da arte. A arte e a poesia podem ser instrumentos para lidarmos com os nossos lutos. Como usar a leveza da arte para atravessar os trechos pesados da vida?

10.10 – (quarta-feira) José Arthur Giannotti – filósofo e prof. filosofia da USP
-  Conferência:  “Política e responsabilidade: as zonas cinzentas
 Resumo: Pode haver toda uma estruturação das ações políticas que não leve em consideração certos limites postos pelo metabolismo que o homem mantém com a natureza? Isto por certo limita a autonomia do político, mas evita que ele seja compreendido exclusivamente por meio de processos decisórios. O governo da coisa pública requer a produção dessa coisa. Em contrapartida, a ação política certas vezes  visa  tal  reestruturação das estruturas sócias e políticas que ela quebra comportamentos ritualizados. A política implica uma aposta na renovação de seus próprios procedimentos que nem sempre podem ser julgados pela ética pública corrente. Napoleão dizia, na política a gente se engaja e depois vai ver o que dá. Nessas condições inovadoras a ação política está envolta numa zona cinzenta que escapa da bipolaridade dos juízos morais constituídos.

09.11 - Eliane Brum (sexta-feira) – escritora e jornalista da revista Época
Conferência: “Histórias para transformar e transtornar”
Resumo:  Cinco histórias para mostrar como toda vida só existe como narrativa.  Deste modo, uma vida só se humaniza ao ser contada– e “escutada”. Uma vida só se realiza como vida ao se encontrar no olhar do outro – e continuar a ser escrita neste reconhecimento. Quando esse encontro não acontece, é a vida que se aniquila. Para isso, Eliane, conhecida como a “repórter dos desacontecimentos”, faz uma viagem amarrando os fios de sua vida de contadora de histórias com a história de sua própria vida. Para isso, conta cinco histórias – uma autobiográfica, três da vida real e uma de ficção. Através delas, mostra como ficção e realidade se entrelaçam para fazer de uma vida – uma vida humana.


23.11 – (sexta-feira) Luiz Felipe Pondé – filósofo e articulista da Folha de São Paulo
Conferência: “O sexo e o amor em tempos pós-modernos"
Resumo:  O homem contemporâneo é narcisista, frágil, egocêntrico, precário afetivamente, ambivalente. O amor e o sexo têm a mesma consistência de hábitos alimentares redentores e práticas espirituais ao consumidor: todos têm a função de servir a um "eu" maníaco pela felicidade e com dificuldade de estabelecimento de vínculos. Desmancham-se no ar como poeira. A tentativa de enfrentamento da ambivalência do mundo via a privatização dessa ambivalência: "meu amor e meu sexo me salvam".

06.12 – (quinta-feira) Cristian Dunker –
Conferência: “Cinema e psicanálise: narrativas do sofrimento”.
Resumo: As relações entre sofrimento, mal-estar e sintoma no cinema brasileiro recente, envolvendo percepção da violência, discriminação, corrupção de valores e indeterminação do desejo, em filmes como Tropa de Elite 1 e 2, Cidade de Deus e À Deriva.

* Em 2013: Nelson Mota, Marilena Chauí, Contardo Calligaris, Arnaldo Jabor, Flávio Gikovate, Maria Rita Kehl, João Pedro Stédile, Wladimir Safatle.


 

XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didáticas e Práticas de Ensino

Está chegando o  XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didáticas e Práticas de Ensino. Será na Faculdade de Educação da UNICAMP. Uma programação bem interessante com muitas boas apresentações. Vale a pena prestigiar. Muitos estudiosos e pesquisadores de Goiás estarão apresentando seus trabalhos lá. Lembrando do Grupo GENTE ANÁPOLIS, da Profa. Ms. Moema Gomes Moraes, entre outros.

Haverá ainda o lançamento do número a qual meu artigo e da Profa. Dra. Joana Peixoto está publicado. Vejam o convite:
O CEDES estará participando do XVI ENDIPE de 22 a 26 de julho de 2012, a ser realizado no Campus da Unicamp no espaço de Exposição da Feira Literária,
e fará o lançamento do n. 118 da Revista Educação & Sociedade - "Quando a Sociologia se submete à análise sociológica" - no dia 24/07 (terça-feira) às 19h30, no espaço de exposição de livros. O CEDES estará localizado no stande A31. 

Para ter acesso à programação completa, acesse o XVI ENDIPE.


 II SEMINÁRIO 
PRÁTICA DE LETRAMENTO E PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. 
VEJAM O CONVITE. VALE A PENA PARTICIPAR!







COLÓQUIO “Desigualdade educativa e aprendizagem escolar"

Convidamos professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação da PUC Goiás e demais interessados de outras instituições de ensino, para o Colóquio “Desigualdade educativa e aprendizagem escolar“, promovido pela Linha de pesquisa “Teorias da educação e processos pedagógicos” do PPGE/PUC Goiás.

Data e local: 24/4/2012, terça-feira, das 8h30min às 17h30min, no auditório da Área III da PUC GO (Arquitetura), no mesmo prédio onde funciona o PPGE).

Programação:

8h30min às 11h30min: Palestra -  Desigualdade educativa e aprendizagem escolar
Prof. Dr. Marcos Cezar de Freitas (Professor Livre-docente da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP; Coordenador do Programa de Pós-Graduação Educação e Saúde na Infância e na Adolescência; Pesquisador do CNPq).

14h às 17h30min: Mesa Redonda - Desigualdade educativa e aprendizagem escolar: aspectos extra-escolares e intra-escolares
Integrantes: Profa. Dra. Elianda Figueiredo A. Tiballi, Profa. Dra. Joana Peixoto e Profa. Dra. Raquel A. M. da Madeira Freitas.
Moderador: Prof. Dr. José Carlos Libâneo.

Realização:
Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC GO
Coordenação: Linha de Pesquisa Teorias e processos pedagógicos

Apoio:
Centro de Estudos e Pesquisas em Didática (CEPED)
Colaboração: Profa. Dra. Sandra Valéria Limonta (UFG) e Profa. Ms. Eliane Anderi (UEG)

Participem! Para maiores esclarecimentos, basta ligar (62) 3946-1274.


Educação e pesquisa no Centro-Oeste: Políticas, Formação e Inovação.

De 09 a 12 de julho de 2012 acontecerá no Campus do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, o maior evento dos programas de pós-graduação e pesquisa em educação do Centro-Oeste, o encontro regional da ANPED: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação.

Este ano, a XI edição do evento terá como temática: Educação e pesquisa no Centro-Oeste: Políticas, Formação e Inovação.

Logo estarão disponiveis maiores informações sobre o pagamento das inscrições e outros assuntos. 
Também estarei publicando aqui no blog maiores informações.



X Congreso Argentino de Antropología Social "La antropología interpelada: nuevas configuraciones político-culturales en América latina" que tendrá lugar en la Ciudad Autónoma de Buenos Aires durante los días 29 de noviembre y 2 de diciembre de 2011 en la sede en la Facultad de Filosofía y Letras de  la Universidad de Buenos Aires.

Este evento, está organizado por el Instituto de Ciencias Antropológicas, el Departamento de Ciencias Antropológicas, la Maestría en Antropología Social y el Doctorado de la Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Buenos Aires, conjuntamente con el Colegio de Graduados en Antropología de la República Argentina.


Los  procesos transformadores a los que está asistiendo nuestra región, colocan a nuestra disciplina ante un compromiso y también frente a una oportunidad. Se trata de un tiempo histórico donde las mayorías postergadas y marginalizadas durante décadas, en particular en los años 90’ -tiempo de la hegemonía neoliberal-  han asumido a través de procesos democráticos mayor protagonismo en la conducción de sus Estados. Estos cambios complejos y contradictorios asumen diversas particularidades en cada uno de los países, dando lugar a nuevas configuraciones político-culturales.



II COLÓQUIO ARTE NA ESCOLA DE ANÁPOLIS - 2011

Participem! Para maiores informações ou inscrições, basta ligar no CEFOPE: (062) 3902-1183


Fonte: CEFOPE - SEMED/Anápolis


11º Seminário Internacional de Comunicação

11º Seminário Internacional de Comunicação, que acontecerá de 16 a 18 de novembro na Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos). A edição deste ano tem como tema Mídias Locativas e Transmídias: De que meios estamos falando? e homenageia o centenário de Marshall McLuhan, criador de termos como "aldeia global" e "o meio é a mensagem". Um dos conferencistas será o filho do canadense, Eric McLuhan.
No dia 18/11 acontecerá o lançamento do livro "Estendendo McLuhan: da aldeia à teia global" de Vinicius Andrade Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não faz sentido, discorde comigo ou apenas deixe suas contribuições.
Obrigada!