segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Gestão escolar: Educação...para início de uma boa conversa!

E para início de uma boa conversa, vamos assistir à uma sequência de vídeos que tratam sobre a educação e a escola.

Vídeo 1 - A função social da escola - José Carlos Libâneo

Vídeo 2 - O que caracteriza uma escola democrática? Vitor Paro


Vídeo 3 - Gestão escolar: o comportamento do gestor escolar


Leitura do texto "A educação brasileira" proposta em sala de aula.

Discussão crítica e exercício da escrita de um texto (paper e comentários no blog, se desejar) sobre a educação e sua função social, realizando uma relação com a gestão escolar. 

4 comentários:

  1. 1 Dar o conhecimento aos alunos respeitando sua bagagem do saber sendo que é uma troca entre professor e aluno. Pois hoje a escola vem transformar a forma de repassar o seu conteúdo. Acreditando que todos tem seu próprio saber, vindo de culturas diferentes dando disposição em aprender e repassar o seu conhecimento.

    2 Sendo uma convivência de troca de saber, onde se compartilha o conhecimento dentro de um dialogo aberto, livre para passar e receber, assim é uma escola democrática. Através do respeito mútuo e da participação de um todo para chegar um resultado de transformação de uma sociedade em que o sol brilha pra todos.


    Viviane Alves Barbosa Lopes
    EJA 4º ano secretaria escolar IFG ANÁPOLIS

    ResponderExcluir
  2. A educação e direito de todos. O ESTADO e a família estabelecida uma obrigação; o dever de TODOS oferecer e garantir educação a todos A FAMÍLIA DEVE PARTICIPAR e os governantes deveria olhar mais para a educação e dar mais valor.
    Então, se a constituição FEDERAL e a LDB estabelecem a educação como direito, COMO PODEMOS COMPREENDER E ACEITAR que seja tratada como mercadoria que se compra e vende!?


    ROSA MARIA
    4 ANO EJA SECRETARIA ESCOLAR IFG ANÁPOLIS GOIAS

    ResponderExcluir
  3. A educação é um direito de todo cidadão!

    O estado tem o dever de oferecer e garantir a educação a todos.
    Muitas pessoas acham que a educação serve para preparar mão-de-obra para o mercado, já outras acham que a educação e a escola tem como objetivo garantir a reprodução do conhecimento acumulado para as gerações futuras. Existem ainda aquelas que compreendem que a escola deve se preocupar com a formação do cidadão.

    Deuslene Barbosa da silva
    Secretaria Escolar
    4º ano IFG ANÁPOLIS

    ResponderExcluir
  4. A educação é um direito de todos, de todo cidadão. Sendo assim, para o estado e para a família é estabelecida uma obrigação: o dever de oferecer e garantir educação a todos. Mais adiante iremos tratar da qualidade da educação e aí poderemos perceber que o sentido de qualidade também se altera por força desta lógica que, ao ter a empresa no mundo dos negócios passa a ser considerada , de forma equivocada , como a lógica que pode encaminhar e gerar a qualidade da educação.

    Lindraci Maria dos Santos
    4º de secretaria escola IFG Anápolis /26 /02/18

    ResponderExcluir

Se não faz sentido, discorde comigo ou apenas deixe suas contribuições.
Obrigada!